Endesa - Sara Terra
2021/2022
Como sensibilizar as novas gerações para a importância das boas práticas ambientais? Foi a este desafio a que respondemos com uma ideia arrojada.
Com base na metodologia KICO, procurámos perceber aquilo pelo qual os mais pequenos têm interesse aliando depois a mensagem da Endesa, tornando-a assim mais acessível e memorável. O resultado foi a criação de uma influenciadora digital com presença no Youtube, TikTok e redes sociais, que terá como missão levar a eficiência energética da Endesa a meia centena de escolas e milhares de alunos
Sara Terra é o nome do personagem ficcional que dá rosto à campanha. Esta menina, de 10 anos apaixonada pelo planeta Terra, procurará “influenciar” jovens dos 6 aos 12 anos para a necessidade da adoção de comportamentos mais amigos do ambiente em áreas como a eficiências energética, a economia circular, sustentabilidade ambiental, energias verdes e consumo responsável.
Em complemento à sua atividade digital, para a qual foram produzidos dezenas de vídeos, este personagem vai também andar pelas escolas através de um ambicioso concurso que convida milhares de alunos e professores a desenvolverem ideias inovadoras para tornarem a escola mais sustentável.